Saturday, December 03, 2005

SEGUNDA-FEIRA, 3 DE DEZEMBRO DE 1973

Aqui, o dia começa cedo. Cinco horas da manhã e a aurora, desperta pelo cantarolar dos pássaros, desponta airosa, colorindo a paisagem em tons garridos.
Com os flanqueadores a postos, a coluna seguiu até ao Cruzamento, não sem antes realizar uma breve escala na Cantina do Delfim, situada no lugar de confluência com um caminho em direcção ao Malawi.
Enquanto os motores descansam das tropelias da picada, o corpo retempera-se com uma cervejola petiscada com perdiz assada.
A troca de colunas realiza-se rápida. Militarmente, trocam-se os documentos oficiais e o correio ansiosamente aguardado por todos. Depois as viaturas militares invertem a marcha, regressando à origem em escolta às viaturas civis. Desta vez, dois machimbombos, uma dezena de camiões TIR e três carros ligeiros completam a parte civil da coluna, rumo à Tanzânia via Malawi.
No regresso, em velocidade de cruzeiro, as bermas da picada são flanqueadas com breves rajadas de metralhadora, servindo, a porcelana dos passadores dos fios eléctricos e as lâmpadas dos lampiões, de alvo para as balas tracejantes.
À chegada, ao entardecer, todos se esforçam para saber novas da coluna. Da nossa parte, missão cumprida.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home