Wednesday, November 30, 2005

DOMINGO, 2 DE DEZEMBRO DE 1973

À entrada de Mussacama, só algumas viaturas militares derivaram para a povoação denominada Viúva Henriques, a cerca de 34 quilómetros, devorando o pó fino da picada irregular, a fim de levar o pelotão do alferes Vale, em rendição dos velhinhos.
A picada é um estreito caminho em terra batida, demasiado rudimentar, escurecido pelas copas das árvores gigantes, onde as trevas devoram a luz e o espesso capim floresce por entre a densa floresta.
Após algumas horas de viagem, maquilhados com o pó do caminho, a pequena coluna atravessou uma ponte de betão. Duas enormes crateras, resultado de rebentamentos de minas anti-carro ornamentavam o solo carcomido pelas intempéries. A tropa velhinha foi a obreira dos remedeios efectuados com vários toros de madeira, para permitir a circulação das viaturas. E afiançaram-nos que aquela tarefa já fora refeita por duas vezes.
Efectuada a rendição, a coluna regressou a Mussacama, arriscando uma directa, que lhe permitisse pernoitar em lugar seguro. E quem não arrisca, não petisca! — diz o povo.
Com a ração de combate dormitando no bornal, nenhum dos viajantes alimentava a ideia de poder saborear uma refeição quente. Todavia, a gentileza dos nossos companheiros de luta foi extrema. Um prato de macarrão com chouriço e um caldo verde aguado — que luxo, meu Deus!, — devorados com sofreguidão, e eis o tónico retemperador das forças quase exaustas.Entretanto, no Zóbuè, foi necessário realizar uma evacuação helitransportada, uma vez que um soldado dos “velhinhos”, ao manusear a arma, em operação de limpeza, disparou um tiro. Para seu azar, a bala introduziu-se na barriga da perna.


0 Comments:

Post a Comment

<< Home