Thursday, November 24, 2005

SÁBADO, 24 DE NOVEMBRO DE 1973

Ao lado da guarita, o militar observava o horizonte do vasto oceano, misturado com o azulado do firmamento, onde, o rasto esbranquiçado de um avião, traçava o rumo a seguir: para o Sul. Uma tristeza profunda invadia-lhe o ser. Também ele aprestava-se para seguir a mesma direcção, onde o calor aperta e a terra vermelha é povoada por gentios de pele negra, professando outras religiões, falando outras línguas e vivendo outras culturas.
Parecia-lhe distante o dia da sua apresentação no BC 10, em Chaves, para formar o Batalhão Expedicionário 5014, e a sua integração na 2ª Companhia. E depois, as actividades realizadas ao longo de onze semanas ... fazer continência aos superiores hierárquicos, marchar, correr, rastejar, fazer flexões, a instrução nocturna, a carreira de tiro, o fogo real, o juramento de bandeira, ... a mobilização para África, ... Ali estava ele, mais os seus companheiros de armas, com guia de marcha para a província ultramarina de Moçambique, aguardando o dia seguinte, o dia da partida, para cumprir uma comissão de serviço militar.
Poderia ter fugido para a Europa. Mas para quê? Era ali que viviam os pais, os irmãos, os amigos, a namorada ... Ali, era o seu lugar. Partiria, com fé e muita esperança em regressar são e salvo. E quem sabe? Talvez até a guerra acabasse... !


0 Comments:

Post a Comment

<< Home