Wednesday, November 09, 2005

FORMAÇÃO DO BATALHÃO 5014

Tudo começou no Verão de 1973. Na época, o país encontava-se "orgulhosamente só", pois do estrangeiro, salvo raras ajudas economicamente interesseiras, as Nações Unidas veementemente vetavam o prosseguimento da guerra contra os grupos de libertação das províncias africanas. Por outro lado, o povo português, subjugado às rédeas do poder ditatorial, opunha-se à manutenção de uma luta fraticida, cujas principais consequências eram a perda e estropiação dos seus filhos e o empobrecimento acentuado da economia nacional.
Aos poucos, os militares foram chegando ao BC 10, o quartel da cidade de Chaves. Uma vez acantonados, os jovens militares, distribuídos pelas quatro Companhias do Batalhão, cumpriram um período de acelerada instrução teórico-militar, dita de preparação para a guerra de guerrilha a enfrentar nas densas e perigosas matas das ex-províncias ultramarinas.
Com o passar dos dias, e apesar das inúmeras dificuldades enfrentadas, irmanados pelo mesmo espírito, cada vez mais se cimentava o conhecimento, a solidariedade e a camaradagem entre todos.
Obrigados, sabíamos que tínhamos de ir combater para um continente estranho, para uma terra longínqua que não nossa, contra alguém, jovens como nós, que desconhecíamos _ assim como os seus ideais políticos.
Tudo suportámos para mais tarde podermos enfrentar, no nosso país, a luz dos dias, com um sorriso nos lábios, mesmo se estes sentissem o amargo paladar da dor.



1 Comments:

Blogger Alexander said...

Scoble in my classroom
ROBERT SCOBLE was caught looking down on me during a lecture in Tipperary Institute .
Find out how to buy and sell anything, like things related to georgia highway construction on interest free credit and pay back whenever you want! Exchange FREE ads on any topic, like georgia highway construction!

3:59 PM

 

Post a Comment

<< Home