Saturday, November 12, 2005

FOI A 14 DE JULHO DE 1973 QUE ...

Foi no sábado, 14 de Julho, que a 2ª Companhia de Caçadores se aprestou para receber os seus militares. Formados na parada do BC 10, os quatro pelotões conheceram o seu comandante, Tenente Miliciano António Carvalho.
Dia após dia, o cansaço acumulado com a ordem unida, à voz segura de comando, aumentava, como que querendo competir com a grandeza dos montes circundantes da bela cidade flaviense.
A canícula apertava e, lá longe, os incêndios fustigavam a terra, vomitando devoradoras línguas de fogo que tudo calcinavam, excepto a vontade de lutar pela vida. E quando calhava, um atalho conduzia o pelotão dos mais calorentos até às águas calmas do Tâmega, por entre os canaviais e os choupos dançantes. A propósito, quem não mergulhou nas melancólicas águas do rio, que dispare o primeiro tiro...
E depois, havia sempre um fim de semana para retemperar e recuperar energias junto dos familiares e dos amigos. De regresso à parada, o bornal abastecia-se com as iguarias regionais, onde reinava o paio e o presunto.




0 Comments:

Post a Comment

<< Home