Thursday, December 29, 2005

DOMINGO, 30 DE DEZEMBRO DE 1973 (Continuação)

O furriel Alberto Araújo, ao chegar à cabeça da coluna, deparou-se com um quadro deveras sinistro. Não se conteve e, levando as mãos à cabeça, chamou pelos seus homens. Disparou várias rajadas para ambos os lados do mato e, de seguida, atirou-se ao rádio transmissor a fim de transmitir a horrível notícia e pedir auxílio:
— Alô! Alô! Aqui Charlie do Zóbuè. Enviar moscas com máxima urgência. Temos vários foxtrots. Repito: enviar moscas. Temos vários foxtrots e amarelos.
A FREAC — grupo de combate da 6ª Companhia do Batalhão de Comandos, também recém- chegada de Capirizange, embrenhou-se no interior do capim, fazendo uma batida ao terreno.
Passada uma longa hora, — no mato, os ponteiros do relógio capricham em não avançar — é que foi, então, possível vislumbrar, rasgando o espaço aéreo, de azul pintado, os helicópteros para as evacuações. Apesar da segurança montada em redor, pelas NT, foi ainda escutada uma derradeira rajada, disparada bem das entranhas do capim, em direcção do último hélio, em manobras de descolagem.
Perante a necrófila situação, o furriel Carlos Marques, encarregado pelo cerra-filas, como graduado mais antigo ali presente, sentiu-se na obrigação de passar a comandar a coluna.
Para o furriel Gabriel Medeiros, com destino aos Pisteiros, um apertado nó sufocou-lhe a garganta. A pedido do soldado Vilela, fora incumbido de colocar nos correios, na cidade da Beira, uma carta para a sua família. Que fazer, agora que o companheiro só chegará a casa num caixão de chumbo? As cinzas do mato, por certo, que tragaram as palavras simples e afectuosas do nortenho, amassadas com a seiva da vida.
Para a história, fica o registo da morte dos soldados Vilela, Álvaro Santos, Adão, Manuel Santos e o condutor do Unimog 404, Domingos M. Carrazedo, pertencente à CCS. A estes, acrescente-se o furriel Felismino Gomes, o 1º cabo Manuel Alberto, os soldados Silva Gomes, Teixeira (Lixa), Aguiar Pereira e ainda dois civis, feridos em combate.— Honra e glória às suas almas!


0 Comments:

Post a Comment

<< Home