Friday, December 23, 2005

QUINTA-FEIRA, 27 DE DEZEMBRO DE 1973

Finalmente, remediada a avaria no camião, a coluna pôde retomar caminho. A pobre ração de combate esfumou-se. A fome alimenta-se com a esperança de chegar a casa. E é tão bom regressar a casa!
Pelas três horas da tarde, sob um céu cinzento, ultrapassada a inclinação dos 10 %, a população do primeiro aldeamento, às portas da vila, assomou ao exterior das suas cabanas. À nossa passagem, as crianças chamavam por nós, gritavam e acenavam, saltitando na terra seca, em nossa direcção. Depois, corriam, escoltando-nos em louca algazarra até à porta do quartel. Para aqueles pobres inocentes, somos os seus heróis.
À chegada, a Companhia saudou os resistentes da picada com vivas e olés como se observassem uma faena, a contento. Misturaram-se os abraços. Procurou-se saber novas de cá e de lá. Aguardou-se a correspondência de Portugal.
Última hora: o primeiro pelotão vai render o terceiro grupo de combate que se encontra no destacamento de Viúva Henriques. A partida é já amanhã, de manhã. Sem perda de tempo, toca a preparar a bagagem necessária para um mês em pleno mato. Desejem-nos boa sorte!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home