Thursday, March 16, 2006

SÁBADO, 16 DE MARÇO DE 1974

Dia de coluna. O alferes Gomes quase esquecia o inseparável whisky.
— Antes a arma. A garrafa é que não! — afirmou, gracejando, enquanto afiava a ponta do bigode.
Apesar do ligeiro atraso, os picadores e flanqueadores encetaram a sua actividade com enorme empenho. A segurança nunca pode ser descurada.
Pumm!!! O eco soou distante esvoaçando nos braços da brisa suave.
— Grande porra! — gritou o alferes, mais pálido do que uma banana madura.
Uma mina anti-carro fora accionada pelo rodado dianteiro da Berliet. Pior do que a viatura destruída, o soldado condutor, o Pina, ficara gravemente ferido com o impacto do capot, motivado pela deslocação do ar.
O Racal caprichou em não colaborar e emudeceu. Dois pinchas retornaram ao Zóbuè a informar o sucedido, solicitar uma evacuação urgente e substituir o aparelho transmissor.
O Pina, finalmente, foi evacuado para Tete, quatro horas após o acidente. Aguardam-se melhoras.
Com mais esta mina, o furriel Carlos Marques “concluiu com aproveitamento” o 2º grau do curso de páraquedismo sem pára-quedas. O furriel lembra-se de ouvir um grande estrondo, ir ao ar e cair estatelado na terra. Em seguida, olhou à volta e apalpou-se. Todas as partes do seu corpo estavam no sítio da criação. E ainda por esta vez, tudo estava intacto.
Além desta, outras duas minas foram accionadas, felizmente, sem mais consequências a não ser para as viaturas. O furriel Rochinha vai entrar em orbita com o excesso de trabalho.
A coluna continuou com o Unimog 411 na dianteira, fazendo de rebenta-minas. O pessoal desta viatura, como medida de segurança, optou por fazer o percurso fora da picada, não fosse ter algum encontro imediato com as anti-botas.
O dia parece que foi reservado para as nossas amigas minas. À coluna de Caldas Xavier coube-lhe na roleta duas anti-carro, distribuídas pela Berliet e pelo 411. Há acrescentar mais três feridos. A coluna de Moatize coleccionou outras duas anti-carro. E os helicópteros não pararam de zunir no espaço aéreo.


0 Comments:

Post a Comment

<< Home