Tuesday, February 28, 2006

SEGUNDA-FEIRA, 11 DE MARÇO DE 1974

Os “amigos turras” não nos largam. Parece que temos mel para os atrair.
Pelas 6H30, da manhã, a coluna do 1º Pelotão, já de regresso ao quartel, foi emboscada, logo a seguir ao Morro da Mosca. O grupo começa a ficar calejado com estas emboscadas.
Aos primeiros tiros, os nossos soldados lançaram-se ao solo e voaram para a orla do capim em busca de abrigo. Outros, viram-se obrigados a rastejar e a rebolar, comendo o pó da picada, para saírem da zona de tiro sob o cantar das balas. Era a luta pela sobrevivência no inferno da guerra.
— Bendita instrução na recruta, quando nos obrigavam a rastejar colados ao chão. — assegurou o soldado Andrade.
Debaixo de fogo, a G-3 do Pereira encravou.
— Furriel, a arma não funciona. — gritou, angustiado, o soldado.
— Toma a minha. E não dispares à toa! — respondeu-lhe o furriel Araújo, começando a desencravar a canhota do subalterno.
Em tempo de guerra, diz o povo, não se limpam armas, mas é verdade que convém mantê-la sempre limpa e pronta a usar. Afinal, ela pode ser a chave da sobrevivência dos homens de um grupo de combate.
No cimo da carroçaria da Berliet, o soldado Manhiça abraçou-se à HK-21 e pô-la a vomitar fitas de munições, metralhando o capim, em fogo cerrado.
Com o intensificar do tiroteio, a situação começou a ficar perigosa, se bem que debaixo de controlo.
— Estes turras suicidas julgam-se vacinados contra as balas dos brancos. E convencem-se que se morrerem aqui, podem nascer acolá. — desabafou o alferes Gonçalves:
Como convém nestas ocasiões, foram chamados os pássaros, baseados na cidade de Tete. Os “aviadores” das FAP, chamados a intervir por duas vezes, ficaram muito chateados por saírem do quentinho das cama e virem ao mato dar uma surra ao IN. Fala-se que eles só querem é boa vida e gajas boas, condimentada com marisco fresco e regada com whisky e cerveja, no bom ambiente do ar condicionado, na cidade. Para a próxima, alisto-me nas FAP.
Na reacção final das NT, foram vistos alguns turras, batendo em retirada com a arma disparando ao acaso para a retaguarda.
À noite, na vila, um bife com ovo a cavalo ajudou a retemperar as forças depois do petisco matinal.


0 Comments:

Post a Comment

<< Home