Thursday, March 16, 2006

QUARTA-FEIRA, 13 DE MARÇO DE 1974

Manhã passada no aldeamento adjacente à pista do aeródromo, em acção psicológica com contacto directo com a população. O pelotão levou várias caixas de alimentos, com predomínio de ração de combate e montes de latas de sardinha em conserva, que foram distribuídos em diversos pontos da sanzala, apinhados de nativos. Dá para perceber o respeito que os jovens e adultos têm pelos anciãos da aldeia. Estas gentes, secas de carne, com os ossos salientes, labutam nas machambas, próximo da vila, de sol a sol. As pobres mulheres, com os filhos mais pequenos atados às costas, cavam a terra e cuidam dos milheiros e da plantação de mandioca, base da alimentação colectiva. Algumas velhas mulheres, desdentadas, com a face copiando os regos da terra, verdadeiros esqueletos ambulantes, carregam, com o peso do tempo, dois pedaços de pele murcha, pendendo do peito, onde há apenas algumas décadas floriam dois hirtos seios florescentes, cobiçados pelo lado animal do homem. Outras mulheres, mais jovens, amanham a terra com um sacho, enquanto os monas, os filhotes, apoiados à cintura por uma muito florida capulana, chupam os mamilos disformes. Como se alimentam estes tristes!
No aeródromo, a meninada com o ventre inchado, rendida à subnutrição, teve direito a algumas voltas à pista, em Unimog, para gáudio de todos. A alegria das crianças conquistou-lhes, por momentos, a face e os seus dentes alvos sobressaíram no sorriso inocente de criança.
A fome é terrível. Por uma singela lata de conserva, elevavam-se dezenas de mãos abertas, comandadas pela esperança de conseguir apanhar pelo mínimo um único exemplar e poder regressar à palhota com a felicidade gravada no coração.
Durante o jantar, para não variar, na vila, soube-se que os generais António Spínola e Costa Gomes foram demitidos dos cargos que ocupavam. Não é de estranhar, já que o livro Portugal e o futuro tem mexido com o status quo vigente no país e despertado muitas consciências ainda bastante adormecidas.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home