Saturday, February 11, 2006

DOMINGO, 10 DE FEVEREIRO DE 1974

De manhã cedo, alguns soldados da secção de segurança ao camião civil, com a permissão do graduado, deslocaram-se ao rio, a pouco mais de 150 metros, para fazer a sua higiene pessoal. Cinco frágeis minutos eram passados, e ei-los, ofegantes, em doida correria, regressando mato acima.
— Furriel, há cascas frescas de ananás. — desabafou o soldado Silva.
— E pegadas descalças junto do rio. — bufou, arfando, o cabo João, o João Sem Medo do pelotão.
— Calma, rapazes. Vamos manter a calma e tomar mais precaução. — afirmou o furriel.
Pelo Racal, o rádio transmissões, o grupo teve conhecimento da partida de uma secção de aramistas, reforçada com elementos mecânicos para ajudar a solucionar a grave avaria. Pelas 10 horas e 40 minutos, soaram os primeiros tiros de G3, a alguma distância. Um sentimento de maior segurança apoderou-se do grupo em prevenção na picada. Instantes depois, soaram tiros secos de Kalash, em aproximação. Tomando lugar nos abrigos naturais existentes na margem do caminho, as NT puseram-se em posição de combate. Cada vez mais perto, os tiros das metralhadoras, soavam em crescendo.
— Atenção! Cuidado! Ninguém dispara. Eduardo, passa a pa-lavra. — ordenou o graduado.
— Madjé e Sebastião, atentos aí à retaguarda.
— Furriel, eu vou-me a eles. — gritou o 1º cabo Álvaro Serenho, manuseando a HK-21 que tinha acabado de alcançá-la no Unimog.
Um saraivada de balas de Kalash sobrevoou a posição da nossa secção. Acto contínuo, fez-se escutar a nossa reacção. Serenho tomou balanço na picada e subiu o barranco. Com o peito descoberto pela camisa desabotoada, penetrou no mato e põs a G-3 a cantar, fazendo chover rajadas de metralhadora na direcção de onde saiam os tiros do IN.
— Cuidado! Temos um homem no mato. Não disparem! — berrou o furriel.
Ao mesmo tempo, pôde observar, no outro lado da picada, o capim remexendo.
— Eusébio, bate o capim, à retaguarda, já. — ordenou o graduado, enquanto preparava um dilagrama que acabou varrendo o local exacto do capim mexido, a não mais de cinco metros do Unimog.


0 Comments:

Post a Comment

<< Home