Friday, January 13, 2006

SEGUNDA-FEIRA, 21 DE JANEIRO DE 1974

Cinco horas da manhã! Comandadas pelo furriel madeirense, duas secções do pelotão destacado na Viúva Henriques puseram-se a caminho de Mussacama, calcorreando as mais de três dezenas de quilómetros que distam as duas povoações. Objectivo: conseguir transporte para o regresso ao Zóbuè. Uma breve paragem para enganar o estômago com um pouco de ração de combate e ei-los, de novo, mordendo o pó da estrada.
— Este furriel é chato! — murmurou o cabo Costa.
— Não posso andar mais, furriel. Tenho os pés cheios de bolhas. — disse o soldado Eduardo, alargando os atacadores das botas.
— As minhas pernas já não podem andar. Doem-me os joelhos, furriel. — acrescentou o soldado Andrade.
— Puta de guerra. Ninguém respeita a gente. — gritou o Pereira, atirando uma pedra ao pássaro de penas coloridas que, em voo raso sobre o grupo, atreveu-se a pousar no ramo de um embon-deiro.
A alegria da chegada à povoação, ao lusco-fusco e a arte do capitão Freitas para bem receber os visitantes foi contrariada pelas palavras amargas saídas da boca do major.
— Regressem imediatamente ao lugar de onde vieram. É lá que devem estar e não aqui! — gritou o oficial superior, certamente abalado pelas contrariedades da vida. Afinal, a coluna, onde se tinha incorporado, comandada pelo alferes Vale, tinha sido vítima de uma emboscada, durante duas horas, antes de atingir a cantina do Delfim. Felizmente sem consequências.
Com os homens fisicamente estourados, o furriel Araújo conseguiu negociar a pernoita e ainda uma refeição quente para todos os seus homens, antes de abandonar o aquartelamento.
Choveram pragas ao major, ao comandante do Batalhão e a todos os senhores da guerra, habituados ao ar condicionado e ao desumidificador dos gabinetes e às putas finas das cidades.
— Somos pessoas. Não somos máquinas! — exclamaram os mais revoltados com a situação.
A coluna do alferes Vale foi emboscada, durante duas horas, felizmente, sem consequências físicas nem materiais para a tropa.


0 Comments:

Post a Comment

<< Home