Sunday, July 30, 2006

QUINTA-FEIRA, 1 DE AGOSTO DE 1974

Está a tornar-se regra realizar a coluna num só dia. A de hoje, sob o comando do furriel Araújo, do 1º pelotão, no regresso ao quartel, deu boleia a três elementos da Frelimo. Com que então, fomos ameaçados de prisão, pelos coitadinhos dos portugas?!
À chegada ao Zóbuè, foi impressionante a reacção da população, em festa, ao longo da picada, saudando com os tradicionais cânticos, com aplausos e vivas a Moçambique.
Um dos frelimos é filho desta vila e até nosso conhecido. Por diversas vezes esteve na cozinha do quartel, jogou futebol connosco e até é irmão de um dos nossos mainatos.
Bem desconfiávamos que a Frelimo tinha agentes infiltrados na tropa.
Os outros dois frelimos seguiram para Vila Coutinho, onde vão realizar uma banja. Prometeram regressar em breve. Consta que um deles foi furriel na tropa portuguesa.
Ao fim do dia, na vila, foi assaltada uma cantina, queimada uma palhota e um indivíduo foi ferido com um tiro. Isto está a começar a ferver. A tropa portuguesa não se meteu numa alhada destas. Se não foi a Frelimo, quem poderá ter sido? A reacção moçambicana anda à solta!


0 Comments:

Post a Comment

<< Home