Tuesday, June 13, 2006

TERÇA-FEIRA, 25 DE JUNHO DE 1974

Hoje é o dia da Frelimo. Talvez para comemorar a data, agora, foi a vez da 1º Companhia do 5014, baseada em Doa, a sentir na carne as agruras de um bombardeamento pesado. Foram feitos alguns feridos, posteriormente, transportados para a capital do distrito.
Nos aldeamentos, fala-se que as 2ª e 3ª Companhias deste batalhão serão as próximas vítimas. Pelo sim, pelo não, o novo comandante, alferes Gonçalves, deslocou-se ao QG da ZOT, para pressionar as altas esferas militares a enviar um morteiro 81, há muito requisitado.
Fomos informados que a Frelimo deixou em Caldas Xavier um papel com a data do ataque ao Zóbuè — dia 30 de junho. Com estas notícias, o pessoal anda receoso perante a situação de ataque iminente.
Num destes dias, a Companhia recebeu um aerograma, no qual era pedido para se recusar a combater. Esta é, de facto, a nossa ideia, se não for encontrada uma solução para o problema de Moçambique.
O irrequieto alferes Casalta carimbou o seu dia de azar. No campo de jogo, tropeçou na bola e caiu mal. Como bom estratego que é, foi evacuado com suspeita de fractura no braço. Só ficamos com um oficial.O estado geral da Companhia está a ficar abandalhado e desleixado. Se o Comando do batalhão soubesse...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home