Thursday, June 01, 2006

QUARTA-FEIRA, 5 DE JUNHO DE 1974

Oficialmente, tiveram início as primeiras conversações com responsáveis da Frelimo. Aguardamos pelos resultados.
Amanhã, o capitão Gomes Carvalho abandona a Companhia com destino aos GEPs. E vai de avião, porque é mais seguro do que na picada.
— Picada? Já basta ser obrigatório fazer a coluna. — afirmou o nosso chefe.
Se é verdade que não se pode agradar a todos, também é verdade que conseguiu fazer amizade com a grande, grande maioria dos militares da Companhia. Como responsável máximo pela Companhia, sempre tentou dar o seu melhor de si próprio, emprestando um cunho humanista, quer nos ensinamentos que nos transmitiu, quer no modo como abordou as dificuldades pessoais, quer na compreensão com que presenteou os seus subordinados quase sempre com um sorriso estampado nos lábios. Muito importante: nunca sentenciou uma punição a um soldado, comungando sempre através da palavra o diálogo na defesa dos homens que comandou.
Desejamos um futuro risonho e que a felicidade o acompanhe.
Na formatura das 15 horas, o capitão aproveitou a ocasião para se despedir dos seus militares. Mas a emoção foi grande e quase não conseguiu falar.
Para festejar a sua despedida desta zona de intervenção infernal, nada melhor do que umas loirinhas fresquinhas pela garganta abaixo, à sombra da palhota do quartel.
— Ó 4L, arranja aí umas cervejas para o pessoal da Companhia. No fim, salda-se a conta.
— Meu capitão, tome-as à vontade. Se for preciso, o furriel Rochinha trás um burro do mato e passa-lhe um reboque. — afirmou o primeiro sargento, enquanto bufava um jacto de fumo dos restos de um Commodoro.
— Nada disso, ó Mingas. Estou vacinado contra todos os éteres. — respondeu o Capitão, desatando uma interior gargalhada.
À noite, o pessoal quis aproveitar os últimos instantes do dia, permanecendo próximo do seu maior. Mas o estado anormal da Companhia — que grande bebedeira colectiva! — descambou em tiroteio e muita confusão. Pelas 23 horas, ouviu-se o estranho soar de um tiro no quartel. Como reacção, foi um ver se te avias a pegar nas armas e a correr para os abrigos, seguido de um verdadeiro festival de tiros ao desconhecido.
Quanto à Companhia, ficará a ser comandada interinamente pelo alferes mais antigo da Companhia, o Gonçalves.


1 Comments:

Blogger zucatadeu said...

Ilidio eu estava em Caldas Xavier em junho de 1974, era cabo na CCS, estava com o 1ºsargento Lucas e com o capitão Santos Silva, sou o Tadeu, encontrei em Coimbra, o Helder da 2ª companhia, sei que se tem encontrado por diversas vezes e gostaria que tentassemos juntar a maior parte dos que ainda estão entre nós do nosso batalhão, 5014.

12:31 PM

 

Post a Comment

<< Home